Líder da oposição no Congresso, deputado Pauderney Avelino, avalia que projeções apontam para outro ano difícil

11 de Janeiro de 2016

“Esse ainda será um ano de incertezas, porém estamos num processo de impeachment que pode ser crucial para a retomada do crescimento”, declarou.

O Boletim Focus do Banco Central, publicado nesta segunda-feira, apresentou números que indicam que 2016 também será um ano difícil para os brasileiros. O líder da oposição no Congresso Nacional, deputado Pauderney Avelino (AM), já havia feito essa projeção na ocasião da saída do então ministro da Fazenda Joaquim Levy, no final do ano passado. “Esse ainda será um ano de incertezas, porém estamos num processo de impeachment que pode ser crucial para a retomada do crescimento”, declarou. Um dos principais assuntos da agenda da oposição após o recesso, que termina no início do próximo mês, é exatamente o impedimento da presidente Dilma Rousseff, já em andamento na Câmara.

Depois de diversas trapalhadas em mais de 12 anos no poder, o governo petista deixou o país imerso em uma grande crise financeira que abalou todos os setores da economia, com reflexos no dia a dia dos brasileiros. O cidadão paga cada vez mais impostos e viu as contas de casa e o valor da cesta básica aumentarem ao longo dos anos. Esse quadro econômico “descredibilizado” afastou investidores, que começaram a enxergar o Brasil não mais como um país em pleno crescimento, mas como um destino a ser evitado.

“E os números não mentem. Ainda sofreremos encolhimento no orçamento em 2016”, explica o líder Pauderney Avelino. O Boletim Focus indica que o Produto Interno Bruto (PIB) para este ano pode apresentar uma contração de 2,99%, representando a 14ª queda seguida nas previsões. Se isso se concretizar, será a primeira vez que o país registra dois anos seguidos de contração na economia.

A previsão para a inflação é 6,93%, acima da meta de 6,5%, enquanto para a taxa básica de juros (Selic), a estimativa é de 15,25%. Em relação ao dólar, a previsão para a cotação subiu de R$ 4,21 para R$ 4,25.

fale conosco