Dorinha faz palestra sobre os desafios do PNE e afirma que educação deve ser prioridade

06 de Dezembro de 2017

“A educação deve ser objeto de atenção específica por parte dos agentes políticos, da sociedade civil, da mídia e da administração pública”, afirmou Dorinha.

A deputada Professora Dorinha (TO) palestrou nesta terça-feira (05) no seminário Avanços e Desafios do Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo a parlamentar, é essencial que a educação seja tema da agenda política do país e não fique relegada a segundo plano nos debates nacionais. “A educação deve ser objeto de atenção específica por parte dos agentes políticos, da sociedade civil, da mídia e da administração pública”, afirmou Dorinha.

De acordo com a deputada, é preciso garantir os meios de financiamento da educação, a melhoria da gestão dos recursos e da capacidade administrativa dos sistemas de comunicação. “Existem metas e estratégias que são de caráter declaratório e outras de caráter objetivo, que têm prazo específico para seu cumprimento e precisamos cumpri-las”, assegurou.

Para Dorinha, manter o PNE vivo significa observar a capacidade que o plano teve de manter determinados temas na agenda dos debates educacionais e políticos em escala nacional, político, regional e local. “É preciso observar, concretamente, por que razão determinadas metas e estratégias foram ou não cumpridas, para, então, demandar ações dos poderes públicas para que sejam alcançadas”, acrescentou.

fale conosco