Projeto de Agripino que cria selo de desburocratização para órgãos públicos vai à sanção

05 de Setembro de 2018

Segundo o parlamentar pelo RN, a proposta irá integrar, racionalizar e agilizar os serviços públicos prestados ao cidadão.

agripino pleanrio agencia senado

O plenário do Senado aprovou na manhã desta quarta-feira (5), por unanimidade, projeto de lei (PLS 383/2016) do senador José Agripino (RN) que cria o Selo de Desburocratização e Simplificação no país. Segundo o parlamentar pelo RN, a proposta irá integrar, racionalizar e agilizar os serviços públicos prestados ao cidadão. O texto segue agora para sanção presidencial.

“O objetivo desse projeto é realizar uma cruzada contra o excesso de burocracia, com vistas a promover uma mudança cultural e de foco dos órgãos públicos”, frisou Agripino. Na prática funcionaria da seguinte maneira: órgãos públicos que promoverem iniciativas que simplifiquem e melhorem a vida dos usuários receberão o selo como forma de reconhecimento.

Além de “premiar” órgãos públicos menos burocratizados, o Selo de Desburocratização e Simplificação pretende reconhecer e estimular projetos, práticas e programas que agilizem o atendimento ao cidadão no setor público, a partir da criação do Cadastro Nacional da Desburocratização.

Pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostrou que 91% dos empreendedores brasileiros consideram a excessiva burocracia como um ponto nocivo para a competitividade do país.

fale conosco