Aprovado socorro a times e atletas de futebol em meio à crise do coronavírus

23 de Junho de 2020

Medida vai beneficiar pequenos e médios times, afirma deputado Hélio Leite

Autor da proposta que paralisa, no decorrer da pandemia de Covid-19, os pagamentos das parcelas devidas pelos times ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), o deputado Hélio Leite (PA) comemora a aprovação do projeto.
Ele argumenta que a medida vai beneficiar principalmente os pequenos e médios times de futebol, porque as grandes equipes dispõem de outras fontes de recursos, como os clubes sociais, cotas de televisão, patrocínio e quadro de associados.
O funcionamento dos clubes de futebol foi interrompido em meio à luta contra o novo coronavírus. O Profut, concebido em 2015, repactuou dívidas dos times com a Receita Federal, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), Banco Central (BC) e outros órgãos, relativas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Na ocasião, o débito avaliado dos grandes clubes era superior a R$ 5 bilhões.
O parlamentar acredita que só será possível pensar na retomada dos campeonatos de futebol após o estabelecimento de um protocolo sanitário que garanta os cuidados com atletas, comissões técnicas e demais profissionais envolvidos na realização das partidas, e que a participação das torcidas nos estádios vai demorar ainda mais.

fale conosco