Elmar classifica como “necessária” reforma tributária e defende debate sobre Zona Franca de Manaus

14 de Outubro de 2019

Segundo ele, um dos maiores entraves para a reforma são os subsídios concedidos à Zona Franca de Manaus em contrapartida à perspectiva de geração de empregos.

O líder do Democratas na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), afirma que a reforma Tributária e “absolutamente necessária” e que a saída para o impasse passa por “procurar dialogar o máximo e construir um consenso com os governos estaduais”, desburocratizando o sistema tributário.

“Não é possível que o empresário, para poder investir no Brasil, tenha tantos obstáculos”, afirmou.

No que diz respeito à reforma Tributária, um dos temas debatidos na Câmara é a questão dos incentivos regionais. “É onde está a dificuldade”, diz ele, citando, na sequência, o que, na sua opinião, é um dos maiores entraves para a reforma: os subsídios concedidos à Zona Franca de Manaus em contrapartida à perspectiva de geração de empregos.

“São 24 bilhões de reais ao ano. Sabe o que isso significa? O total do que se precisaria investir para a revitalização completa do São Francisco”, explica.
Cada emprego formal gerado na Zona Franca custa aos cofres do contribuinte brasileiro R$ 300 mil reais por ano, ou seja, cada emprego gerado está custando R$ 25 mil.

“Esse é um dos grandes problemas que qualquer reforma tributária que venha a ser feita precisa resolver, essa questão da Zona Franca de Manaus. Por isso que estou te situando de que é uma questão difícil de ser feita”, finaliza.

fale conosco