Jayme Campos quer que Fundo sobre Mudança do Clima se destine à prevenção

18 de Setembro de 2019

Para o parlamentar, a matéria pode ajudar a reduzir o número de incêndios, pois boa parte das queimadas registradas na Amazônia ocorre em áreas onde há o desmatamento ilegal.

O senador Jayme Campos (DEM-MT) apresentou nesta terça-feira (17), o projeto de lei (PL 5.098/2019) que determina que os recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, gerido pelo BNDES, sejam destinados a ações de prevenção, monitoramento e combate do desmatamento, das queimadas, dos incêndios florestais e dos desastres naturais.

Para o parlamentar, a matéria pode ajudar a reduzir o número de incêndios, pois boa parte das queimadas registradas na Amazônia ocorre em áreas onde há o desmatamento ilegal, provocado por grileiros que se aproveitam da falta de regularização fundiária na região.

“Desse modo, espero contribuir para o fortalecimento das instituições dos diversos entes federados, que atuam na área da preservação e monitoramento desses eventos, a exemplo do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta aos Desastres Naturais (Cemaden) e das brigadas de incêndio dos estados e municípios da Amazônia Legal”, disse.

fale conosco