Parecer de Dorinha que incentiva pais a participarem das reuniões escolares é aprovado na Comissão de Educação

09 de Maio de 2017

“A participação da família na escola faz diferença e pode melhorar muito o desempenho e o envolvimento do país inteiro com a educação”, afirmou Dorinha.

dorinhaFoi aprovado na Comissão de Educação o relatório da deputada Professora Dorinha (TO), com parecer favorável ao projeto de lei que trata do incentivo aos pais a participarem de reuniões na escola de seus filhos (PL 3.994/15). “A participação da família na escola faz diferença e pode melhorar muito o desempenho e o envolvimento do país inteiro com a educação”, afirmou Dorinha.

A proposição torna obrigatório os pais comparecerem às reuniões de pais nas escolas em que estejam matriculados os seus filhos, pelo menos uma vez por semestre, como mais uma condição para a continuidade da concessão dos benefícios do Programa Bolsa-Família.

“A tarefa de educar é da família e do Estado, e todos que lidamos com educação sabemos a importância da presença dos pais na escola, tanto para fiscalizar as atividades, quanto, principalmente, para fortalecer o trabalho dos professores”, disse a deputada do Tocantins.

Segundo dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB, a participação dos pais na vida escolar de seus filhos, ou seja, o interesse pela rotina das crianças na escola, a cobrança na realização do dever de casa, o estímulo à leitura e a valorização da autoestima dos pequenos, influencia positivamente no seu desempenho escolar.

Agora, a proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

fale conosco