Presidente da Câmara e líder do DEM criticam declarações de Guedes sobre AI-5

26 de Novembro de 2019

Falar em AI-5, nem em ON, nem em OFF. O foco deve ser a recuperação econômica, a geração de emprego, os ajustes e as reformas. Algumas falas irresponsáveis geram insegurança e afugentam investidores”, disse Elmar.

Os deputados Rodrigo Maia e Elmar Nascimento, presidente da Câmara e líder do Democratas, manifestaram posição contrária à declaração do ministro Paulo Guedes,  em Washington, que comentou sobre a implantação de AI-5 em casos de protestos de rua contra o governo.
“Falar em AI-5, nem em ON, nem em OFF. O foco deve ser a recuperação econômica, a geração de emprego, os ajustes e as reformas. Algumas falas irresponsáveis geram insegurança e afugentam investidores”, afirma o líder Elmar Nascimento.

Para Maia, declarações como as de Guedes geram insegurança na sociedade e nos investidores. Segundo ele, mesmo que seja para justificar um eventual radicalismo da oposição, não tem sentido usar o argumento de um ato de exceção contra manifestações políticas.
O AI-5 foi editado em 1968, no período mais duro da ditadura militar, e resultou no fechamento imediato e por tempo indeterminado do Congresso Nacional e das assembleias legislativas estaduais, além de suspender as garantias constitucionais.

fale conosco